13 março, 2007

passei algumas horas conversando com um amigo sobre a questão da virtualidade e, mais específicamente, da minha virtualidade. estávamos falando de Sim City e Matrix e da realidade que vivenciamos na internet que é mal compreendida por um olhar menos atento do projeto de vida inteiro. não dá explicar num dia só. e começamos a concluir que a rede de pessoas e situações, bem como informações e vivências na internet ocupam um espaço cada vez maior do nosso tempo/vida porque, através de vários mecanismos e avatares diversos vivenciamos em mais de um mundo.

na verdade isso é ancestral se percebermos toda a lenda que cerca a história da humanidade (como a mitologia grega e outras, por exemplo.) o que foi mudando apenas foram os mecanismos de transmissões de saberes e troca de informações, agora nesse estágio de sociedade em rede.
bom, chegou-se a nós uma outra pessoa comentando uma reportagem do Jb de domingo com uma matéria sobre um game (sempre eles) que toma força. então é o seguinte... vou transcrever uma teoria descrita num site. não é uma idéia conclusiva, não é uma tese: é material que servirá de fundamento para uma teoria que desenvolverei (para os interessados) futuramente

"O Second Life é um simulador da vida real, em um mundo virtual totalmente 3D, onde os limites de interação com o game vão além da sua criatividade. Nele, além de interagir com jogadores de todo o mundo em tempo real, é possível também criar seus próprios objetos, negócios e até mesmo personalizar completamente seu avatar, tudo em modelagem 3D.A SUA SEGUNDA VIDAO fundamento do jogo está em incentivar cada jogador a encontrar um meio de sobreviver, aprendendo e desenvolvendo atividades lucrativas, as quais irão refletir diretamente em seu poder aquisitivo dentro do jogo. O Second Life possui sua própria moeda, o Linden dollar (L$), que pode ser convertida em dólares verdadeiros, respeitando a sua cotação no dia corrente. Seguir uma carreira de sucesso no jogo atingirá diretamente a sua vida real!Há inúmeras maneiras de se obter uma fonte de renda: você pode criar objetos, construir imóveis, desenvolver acessórios para os avatares e muito mais. O ponto forte do jogo está em possibilitar que cada jogador desenvolva atividades com as quais tenha mais afinidade, sendo assim, o sucesso virá da criatividade e perspicácia de cada um.O Personagem:O seu personagem é representado por um avatar, totalmente modificável através da modelagem 3D, permitindo que você o crie com aspectos físicos muito próximos dos seus ou qualquer outro padrão de beleza que lhe satisfaça. As modificações são inúmeras e cada parte do corpo possui diversas características para serem modeladas. Para deixar o seu personagem ainda mais próximo do seu estilo, é possível modificar, comprar e até mesmo criar as roupas dele. Além disso, pode-se importar imagens, criando a liberdade de personalização completa de qualquer objeto, como as roupas, por exemplo. Lembre-se que a maioria dos objetos do jogo foram criados pelos próprios jogadores, portanto, expressar a sua criatividade é algo muito importante.O OUTRO MUNDOJogar Second Life é como viver em outra vida, porém virtualmente. A liberdade que o jogo lhe dá é incrível, permitindo que você trace uma vida paralela à vida real, concretizando e realizando seus planos até então impossíveis de serem atingidos em nosso mundo. O cenário do jogo é em terceira dimensão e completamente interativo, onde qualquer objeto encontrado em sua jornada viabilizará a sua interação conforme sua respectiva função.Seus cenários são baseados em uma típica ilha tropical, cercada por centenas de ilhotas. Mas não se preocupe com distâncias: neste mundo você pode voar e se teletransportar! Durante o jogo, há dois mapas disponíveis para ajudá-lo em sua localização: um mini mapa que representa a região onde você está e o próprio mapa, onde você visualiza o mundo por completo.Interagindo com Outros Jogadores:O jogo pode ser entendido como uma mistura de realidade virtual com site de relacionamentos. Usuários de todo o mundo conectam e comunicam-se entre si dentro do game, o que torna possível a relização de atividades em grupo. Além disso, os jogadores poderão compartilhar suas experiências e construir bens em conjunto."

Bom, isso é um resumo do resumo da história toda. Mais pode ser encontrado em
http://baixaki.ig.com.br/download/Second-Life.htm
ou no site americano, no original.
Depois eu vou explicar como essas coisas todas se interligam não somente na minha cabeça como pode-se imaginar numa visão imediatista, mas num todo que, muitas vezes não nos damos conta de como estamos envolvidos.

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